Consulta PIS Pasep pelo CPF

Saiba como fazer consulta PIS Pasep pelo CPF 2023 e ainda confira quem tem direito ao PIS/Pasep, veja como receber o dinheiro, qual o valor e muito mais. Este benefício já está sendo pago em 2023.

A seguir vamos mostrar mais informações sobre o PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Siaba como consultar PIS Pasep pelo CPF.

Uma dúvida muito comum entre as pessoas é em relação a quem tem direito ao PIS Pasep em 2023. Para ter direito ao PIS Pasep o trabalhador precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos.

Além disso, ele precisa ter recebido remuneração mensal média de até dois salários durante o ano-base, tem que ter seus dados informados pelo empregador de forma correta na Relação Anual de Informações Social (RAIS)/eSocial e ainda ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica, ou seja, para a empresa, durante pelo menos trinta dias, no ano-base.

>Consulta PIS pelo CPF<

O PIS e o Pasep nada mais são do que programas que proporcionam a integração do trabalhador no desenvolvimento das empresas ou órgãos públicos. Esses programas tem o intuito de custear benefícios para o empregado e, dessa forma, distribuir a renda nacional melhor.

PIS é uma sigla que significa Programa de Integração Social, esse programa é voltado para os trabalhadores do setor privado e quem administra ele é a Caixa Econômica Federal.

O Pasep significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Esse programa é voltado para os trabalhadores do setor público e é de responsabilidade do Banco do Brasil a administração desse benefício.

O PIS e o Pasep foram criados de forma separada no ano de 1970, mas eles foram unificados em 1975. Com a união dos programas ele passou a ser chamado de fundo PIS/Pasep.

Por meio do aplicativo Caixa Trabalhador que está disponível para ser baixado em celulares Android e iOS tem como conferir mais informações sobre o PIS/Pasep.

Os rendimentos do PIS podem ser recebidos por meio de crédito em conta, quando o empregado tem conta individual na Caixa Econômica Federal, com saldo positivo e movimentação nos últimos meses.

Os rendimentos do PIS podem ser recebidos por meio de crédito em conta, quando o empregado tem conta individual na Caixa Econômica Federal, com saldo positivo e movimentação nos últimos meses.

Nos caixas eletrônicos da Caixa, correspondente Caixa Aqui e Loterias, fazendo o uso do cartão do cidadão e em agência da Caixa. Para receber é preciso levar algum documento para identificação, que pode ser carteira de identidade, carteira de habilitação, identidade militar, carteira funcional reconhecida por decreto, passaporte emitido no Brasil ou no exterior e carteira de identidade de estrangeiros.

O valor do PIS Pasep varia de acordo com o número de meses em que o trabalhador trabalhou de maneira formal no ano-base do pagamento. A parcela mínima do PIS Pasep é de R$109,00 e a máxima é de R$1.302,00 em conformidade com o salário mínimo atualmente.

O abono salarial tem o valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O cálculo do valor do PIS Pasep corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo atualmente.

Para receber o PIS Pasep o trabalhador precisa ter trabalhado por pelo menos trinta dias com carteira assinada por empresa no ano-base, e cada mês trabalhado corresponde a 1/12 do salário mínimo no valor do benefício, onde o período igual ou maior que quinze dias conta como um mês integral.

Agora que você já entende melhor sobre o PIS Pasep, então aproveite para compartilhar este artigo com seus amigos e familiares e principalmente também com as pessoas que você sabe que de alguma forma esse post vai ajudar na vida delas, que vai ser útil.
Scroll to Top