Consulta Abono Salarial PIS Pasep 2023

Veja como fazer a consulta Abono Salarial PIS Pasep 2023 através deste artigo. Além disso, saiba quem tem direito ao abono salarial, confira o calendário de pagamentos, quanto vai pagar e como sacar o dinheiro.

O Abono Salarial é um benefício pago anualmente aos trabalhadores inscritos no PIS (Programa de Integração Social) ou no Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) há no mínimo cinco anos.

Veja quem tem direito ao Abono Salarial PIS Pasep 2023:

  • Precisa ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o período trabalhado;
  • Tem que estar cadastrado no PIS/Pasep por no mínimo cinco anos;
  • Precisa ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica por pelo menos trinta dias, sejam eles consecutivos ou não, no ano-base da apuração;
  • Tem que ter os dados informados pelo empregador de forma correta na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/ eSocial.

O pagamento do PIS aos trabalhadores leva em consideração o mês de nascimento do cidadão. Para o pagamento do Pasep é levado em consideração o último dígito do número de inscrição no programa.

O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e o responsável pelo pagamento desse benefício é a Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é destinado para os trabalhadores do servidor público e é administrado pelo Banco do Brasil. Veja agora o calendário de pagamentos do abono salarial PIS Pasep 2023:

Calendário de pagamentos do abono salarial PIS:
Nascidos em: Podem receber a contar de: Até:
Janeiro 15 de fevereiro 28 de dezembro
Fevereiro 15 de fevereiro 28 de dezembro
Março 15 de março 28 de dezembro
Abril 15 de março 28 de dezembro
Maio 17 de abril 28 de dezembro
Junho 17 de abril 28 de dezembro
Julho 15 de maio 28 de dezembro
Agosto 15 de maio 28 de dezembro
Setembro 15 de junho 28 de dezembro
Outubro 15 de junho 28 de dezembro
Novembro 17 de julho 28 de dezembro
Dezembro 17 de julho 28 de dezembro

Calendário de pagamentos do abono salarial Pasep:

Final do número da inscrição: Podem receber a partir de: Até:
0 15 de fevereiro 28 de dezembro
1 15 de março 28 de dezembro
2 17 de abril 28 de dezembro
3 17 de abril 28 de dezembro
4 15 de maio 28 de dezembro
5 15 de maio 28 de dezembro
6 15 de junho 28 de dezembro
7 15 de junho 28 de dezembro
8 17 de julho 28 de dezembro
9 17 de julho 28 de dezembro

Quanto vai pagar?

O valor do abono salarial vai depender da quantidade de meses trabalhados. Mas, o valor do abono salarial pode chegar até um salário mínimo, porém esse valor só pode ser recebido pelos trabalhadores que trabalharam os doze meses do ano anterior.

O valor do abono salarial pode variar de R$108,50 a R$1.302,00. O valor que o trabalhador vai receber do abono salarial vai depender da quantidade de meses trabalhados. O valor máximo de um salário mínimo só recebe o trabalhador que trabalhou os 12 meses.

Como sacar o dinheiro?

Os trabalhadores da iniciativa privada que possui conta poupança ou conta corrente na Caixa Econômica Federal recebem o PIS de forma automática nesse banco.

Agora os beneficiários que não tem conta na Caixa recebem os valores através da conta poupança social digital, que pode ser monitorada pelo aplicativo Caixa Tem.

Se não tiver como abrir a conta digital, o saque pode ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nas agências da Caixa, nos terminais de autoatendimento, loterias e Caixa Aqui.

Agora, o pagamento do abono do Pasep acontece por meio de crédito em conta para quem tem conta corrente ou conta poupança no Banco do Brasil.

O cidadão que não tiver conta no Banco do Brasil pode fazer a transferência via TED para conta de sua titularidade através dos terminais de autoatendimento, nos caixas das agências ou pelo site do Banco do Brasil.

Scroll to Top